domingo, 27 de fevereiro de 2011

Rio está entre as 10 metrópoles que melhor reagiram à crise mundial

O Rio de Janeiro é uma das dez capitais de maior dinamismo econômico do mundo, segundo a pesquisa Global Metro Monitor, realizada em Londres. A cidade saltou da 100ª para a 10ª posição no ranking mundial de metrópoles que melhor reagiram à crise financeira global, ficando à frente de cidades como Nova Iorque, Paris, Berlim, Madri e Barcelona.

Os critérios avaliados pelo estudo, publicado em conjunto pela London School of Economics e a Brookings Institution, foram geração de emprego e aumento de renda no período anterior (1993-2007) e posterior (2008-2010) à crise. O destaque para o Rio se deve à criação de 450 mil postos de trabalho e um crescimento de 60% no número de novas empresas nos últimos três anos. Com isso, o índice de desemprego no estado (5%) está abaixo da média nacional (6%) e é quatro vezes inferior aos 20% registrados na Espanha, por exemplo.

O governador Sérgio Cabral afirmou que o resultado é consequência da melhoria da gestão e do investimento em políticas públicas de promoção da cidadania. "Quando assumimos, em 2006, nem 4% da receita eram destinados à infraestrutura. Hoje, esse percentual chega a quase 16% e o Rio de Janeiro é líder no Brasil, segundo dados da Lei de Responsabilidade Fiscal. Isso proporcionou um ambiente estável, atraindo mais empresas e recursos e promovendo a abertura de novos postos de trabalho. Somos o único estado da América Latina a receber o investment grade da agência de risco Standard and Poor’s e o desemprego na cidade é quase zero graças ao boom de investimentos que estamos vivenciando", disse o governador.

O presidente do Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade (IETS), Marcelo Urani, observa que o Rio investe em setores com perspectiva, como petróleo e gás, turismo de eventos, construção civil e siderurgia. Ele destaca que o crescimento do ciclo econômico fluminense, nos últimos anos, está no descobrimento do pré-sal, no aumento de exportações e importações e na instalação de siderúrgicas e portos, além de investimentos na Copa do Mundo de 2014 e nas Olimpíadas de 2016. Para Urani, esses fatores serão os grandes protagonistas do futuro no estado, fazendo com que o Rio ganhe dimensões econômicas internacionais.

Ele observa ainda que as conquistas do Rio surgem após quase meio século de decadência econômica, política e social, que deixaram sequelas bem visíveis à população.

Veja a lista dos dez primeiros:

1º - Istambul (Turquia)
2º - Shenzen (China)
3º - Lima (Peru)
4º - Singapura (Singapura)
5º - Santiago (Chile)
6º - Xangai (China)
7º - Guangzhou (China)
8º - Beijing (China)
9º - Manila (Filipinas)
10º- Rio de Janeiro (Brasil)

fonte:http://www.jornaldeturismo.com.br/noticias/riodejaneiro/38689-rio-esta-entre-as-10-metropoles-que-melhor-reagiram-a-crise-mundial-.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário