sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Embratur acredita em mercado português e apresenta Brasil na BTL 2011

Presença marcante na agenda de promoçao comercial da Embratur, desde 2001, a BTL (Bolsa de Turismo de Lisboa) teve inicio nesta quarta-feira na capital portuguesa, com o objetivo de fortalecer a promoção e venda do destino Portugal e abrir as portas para que demais países e suas empresas divulguem seus produtos turisticos no mercado português.

Com o seu já tradicional estande de 482 metros quadrados, o maior do Pavilhão 4 da feira, a Embratur conta com a participação de 29 co-expositores de 12 estados, entre eles, operadores de turismo, redes hoteleiras e órgãos de turismo dos estados brasileiros para divulgar todo o potencial turistico do Pais para os portugueses e demais visitantes do evento.

Segundo a executiva do EBT (Escritório Brasileiro de Turismo) em Portugal, Neila Araújo um dos destaques do estande brasileiro é, mais uma vez, a interatividade. No espaço, o visitante pode ter contato com uma série de tecnologias voltadas para promover o turismo. Entre elas, um jogo eletrônico de perguntas e respostas e recheado de ilustrações dos principais destinos nacionais. O objetivo é desafiar os visitantes a mostrarem seus conhecimentos sobre o Páis.

O público presente à BTL poderá também utilizar seu telefone celular para ter acesso rápido a informações sobre patrimônio e arquitetura, atrações culturais ao ar livre, lazer e compras de pacotes de viagens. O guia também disponibilizará fotos e rotas de acesso por meio do Google Maps, onde o visitante irá identificar os atrativos mais próximos.

Segundo Marcelo Pedroso, diretor da Embratur, o estande é o mesmo das ultimas feiras, mas deverá sofrer alteraçoes e ter inovaçoes para as proximas feiras internacionais. Nos dois primeiros dias da feira, o movimento ainda é considerado baixo, mas a expectativa da Embratur é que, no fim de semana, esse número aumente consideravelmente. “A expecatativa é que nos ultimos dias de feira sejam fortes com vendas para o publico final”, espera.

Em sua 23ª ediçao, a BTL passou por mudanças na promoção, no foco e até na data de realização do evento. Com o objetivo de ajustar o calendário de algumas feiras na Europa e atender as solicitações do mercado, a organização da BTL mudou a data do evento para os dias 23 a 27 de Fevereiro. A mudança visa conciliar a estratégia de internacionalização da feira com as estratégias comerciais das empresas expositoras permitindo novas sinergias.

Existe a expectativa que a data da próxima edição da BTL também sofra alterações, com sua realização sendo ainda mais postergada. De acordo com Marcelo Pedroso, a noticia ainda nao é oficial.

As ausências do ministro do Turismo, Pedro Novais e do presidente da Embratur, Mário Moyses foram sentidas, apesar de serem representados pelo secretario-executivo da Pasta, Frederico Costa e de Marcelo Pedroso, que deverá assumir, nos próximos dias, a Diretoria de Mercados da autarquia. As mudanças nos cargos da Embratur não pararam por ai: José Luiz Cunha foi transferido para a assessoria da presidência do instituto enquanto Marco Antônio Lomanto assume a Diretoria de Produtos e Destinos, reponsável pela programação de eventos e feiras e que antes era comandada por Pedroso.

Segundo Pedroso, as mudanças nos cargos sao apenas ajustes de posicionamento, que ajudam a reenergizar a equipe e a forma de atuaçao, mas nao mudam a estratégia de açao da Embratur, baseada no Plano Aquarela. “É salutar a mudança, dá novo animo, mas o nosso eixo central é o mesmo seguido desde 2004”, garante.

As mudanças ainda nao foram publicadas no DOU (Diário Oficial da Uniao), o que deve acontecer nos proximos dias.

fonte:http://www.jornaldeturismo.com.br/noticias/destaques/38670-btlembratur.html

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